Viagens & Turismo

Muçum (RS)

Passeio de Trem: Muçum a Guaporé

Olá! 


Neste post eu falo um pouquinho sobre a minha ida ao passeio de trem entre os municípios de Muçum (RS) e Guaporé (RS), a bordo do Trem dos Vales. Confere comigo! 


O passeio aconteceu no dia 20 de agosto e foi uma excursão do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul - #CFCX, do qual faço parte. Consegue imaginar um bando de fotógrafos loucos com câmeras, bolsas e lentes, adentrando em um vagão de trem e fazendo folia?! Pois é, nós imaginamos e fizemos. 


O nosso passeio começou bem antes. Paramos no município pequenino de Santa Tereza (RS) para meia hora de fotografias da cidade bucólica. Uma linda ponte pênsil somente para pedestres, a torre da igreja matriz e alguns casebres e casarões coloniais. Um lugarzinho encantador. 


Depois, veio propriamente o Trem dos Vales, que só é oferecido ao público nos meses de agosto, setembro e outubro. Ao custo de R$ 148,00 por pessoa (somente o ticket), o passeio percorre trecho da Ferrovia do Trigo, atualmente operada pela empresa Rumo Logística. A Rumo mantém de 2 a 3 trens diários na linha férrea, transportando minério e outros produtos. De Muçum a Guaporé, o passeio tem duração de cerca de 3 horas, passando por 23 túneis e 15 viadutos. 


Um dos viadutos em que o trem percorre é o Viaduto 13, que já apareceu aqui no blog. Ele, que é o terceiro maior viaduto ferroviário do planeta, com 143 metros de altura e mais de meio quilômetro de extensão. Os demais, como o Pesseguinho e o Mula Preta, são viadutos vazados, ou seja, não dispõem de segurança se a pessoa quiser trafegar sobre eles a pé. Não fique curioso, pois tem foto dele, de dentro do trem, aqui no post. É um olhar para baixo direto! São fortes emoções! 


O ticket do passeio dá direito somente ao acesso ao trem, com guia de turismo. Cabe lembrar que o passeio é unidirecional. Saímos de Muçum em direção a Guaporé. Se a pessoa quiser, ela pode, em Guaporé, adquirir outro passaporte para a viagem de retorno (sugere-se adquirir os passaportes com antecedência para evitar ficar preso na cidade, sem ter como deslocar até Muçum). Dentro dos vagões, há comercialização de quitutes e presentes, dentre os quais canecas, enfeites e camisetas. 


Uma dica final, porém valiosíssima: se sair de Muçum, opte por poltronas do lado ESQUERDO dos vagões. Se sair de Guaporé, opte pelas poltronas do lado DIREITO. Assim, você verá mais intensamente os viadutos, muitos dos quais em curva.

Tags

Rodrigo Rossi Fotografia Viagens Trem Muçum Guaporé Trem dos Vales Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul