Fotojornalismo

Caxias do Sul (RS)

Corredor Humanitário em Caxias

Seja bem-vindo(a)!


Neste álbum, você encontra alguns dos cliques que fiz em um dos piores momentos da história natural do Rio Grande do Sul. Em maio de 2024, houve tanta chuva em tantas cidades e por tanto tempo que os principais rios do estado se encheram de um jeito jamais visto. Em consequência, a região metropolitana de Porto Alegre e das cidades periféricas ficou debaixo d'água. Vários cidadãos perderam as vidas, seja com afogamento ou soterrados, pois também houve queda de barreiras em muitas cidades, dentre as quais Caxias do Sul, na região do bairro Galópolis. 


Nesta época, em que choveu por mais de 30 dias, o Aeroporto Internacional de Porto Alegre - Salgado Filho, ficou totalmente submerso. A pista desapareceu embaixo da água. Todo o andar térreo da edificação restou danificado. Assim, o Aeroporto Internacional de Caxias do Sul - Hugo Cantergiani, que pertence ao Município de Caxias do Sul e tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para receber voos internacionais fretados, se tornou o principal hub de ajuda humanitária para todo o estado do Rio Grande do Sul. Em apenas um dia, mais de 100 aeronaves pousaram e decolaram do terminal, entre aeronaves comerciais, pequenos jatos privados e helicópteros. 


Estas imagens mostram a chegada de algumas doações, principalmente, dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, bem como de outras cidades das regiões sul, sudeste e centro-oeste. Embora o Hugo Cantergiani possua um terminal dedicado exclusivamente para cargas, jamais houve tanta carga nele. Em geral, são processadas cargas que caibam nos porões das aeronaves comerciais, junto com as bagagens dos passageiros. Assim, o Exército Brasileiro, por meio do 3º Grupamento de Artilharia Antiaérea - Grupo Conde - sediado em Caxias do Sul, manteve contato próximo com a administração aeroportuária, auxiliando nas ações advindas da chegada de mantimentos - dentre os quais alimentos, água potável, produtos de higiene pessoal, medicamentos, roupas, calçados e colchões. 


Nas últimas imagens, novamente em um dia chuvoso, o embarque do vice-presidente da República Federativa do Brasil, Geraldo Alckmin, após este ter visitado Caxias do Sul e demais cidades atingidas pelas enchentes.

Tags

Aeroporto Hugo Cantergiani Hugo Cantergiani Ajuda Humanitária Corredor Humanitário Enchentes Rio Grande do Sul Exército Brasileiro