Fotojornalismo

Caxias do Sul (RS)

Mississippi Delta Blues Festival 2024

Seja bem-vindo(a)! 


Neste álbum você encontrará uma boa seleção das melhores fotografias que produzi durante a 15ª edição do Mississippi Delta Blues Festival, o MDBF 2024 de Caxias do Sul, evento que já integra o calendário cultural da cidade há vários anos. Trata-se, simplesmente, do maior espetáculo de blues do país, sempre com atrações nacionais e internacionais que abalam a estrutura de todo fã do segmento. Em 2024, o MDBF teve como destaque a mudança de local. Depois de alguns anos sendo realizado na Estação Férrea - período em que o Mississippi Delta Blues Bar estava ativo - e, depois, com algumas edições no Parque de Eventos Mario Bernardino Ramos, palco da Festa Nacional da Uva, os organizadores resolveram inovar em 2024 e trouxeram as apresentações para a área central do município. O Dockery Farms Stage é o palco principal e foi erguido na rua Marquês do Herval, entre a avenida Júlio de Castilhos e a rua Pinheiro Machado, ao lado do Clube Juvenil, que sedia há alguns meses o Memphis Juke Joint, bar dedicado ao blues e ao rock and roll. Outras atrações estavam na Praça Dante Alighieri, logo ali ao lado e, pela primeira vez desde que me recordo, houveram espetáculos abertos ao público, que não precisou sequer pagar ingresso. 


Agora, pra quem colocou a mão no bolso, não se arrependeu nem um pouco! Nos três dias do festival, de quinta-feira a sábado, o MDBF 2024 nos brindou com talentos emergentes e nomes já referenciados no universo musical internacional há várias décadas. Neste álbum eu trago somente uma palhinha, mas mostro um pouquinho de cada um dos artistas que fotografei. 


Na quinta-feira (21/11), fotografei os talentosíssimos Priscila & The Honeydrippers, de Bento Gonçalves (RS), no Memphis Juke Joint Stage, dentro do bar do Clube Juvenil. Na mesma noite, no Dockery Farms Stage, capturei fotografias do Fabinho Magic Boy Blues, de Porto Alegre. Pra encerrar a noite, retornei ao Memphis Juke Joint Stage para a apresentação do Mamma Doo, de Caxias do Sul (RS), e ainda deu tempo para acompanhar o duo de Lazaro Nascimento e Rafa De Boni no Po' Monkeys Stage, a popular Casinha, presente em todas as edições do MDBF e que ficou como um dos dois palcos abertos ao público, na Praça Dante Alighieri. 


A minha sexta-feira (22/11) foi um pouco mais agitada, pois estive acompanhando a vice-prefeita (e prefeita em exercício) Paula Ioris, que compareceu ao espetáculo com o marido e amigos. Mas também deu pra se divertir! No Memphis Juke Joint Stage, fotografei a Lady Boots, de Gramado (RS). Depois, eu me debrucei aos pés do Dockery Farms Stage para fotografar com muita irreverência, honradez e contentamento uma das principais atrações do MDBF 2024, o astro norte-americano nascido em Lawson, Oklahoma: Big Walker. Foi simplesmente incrível. 


No sábado (23/11), na última noite do MDBF 2024, aproveitei ao máximo as áreas externas, na rua Marquês do Herval. No Dockery Farms Stage, a agitação começou com aquele show da Mokambo (Rio de Janeiro). Depois, no Juke Joint Chapel Stage, aconteceu apresentação da Companhia Municipal de Dança de Caxias do Sul. Pra finalizar com chave de ouro, novamente no Dockery Farms, quem subiu de salto alto foi ela, simplesmente uma das maiores blues woman em toda a cena musical internacional, nascida em Detroit e ainda jovem tendo migrado para Jackson, no Mississippi: a norte-americana J. J. Thames


Pra mim, não só como fotojornalista, mas como um blues fan, foi incrível. Já estou na contagem regressiva para o MDBF 2025. Vamos?!

Tags

Rodrigo Rossi Fotografia Fotojornalismo Mississippi Delta Blues Festival MDBF MDBF 2024 Clube Juvenil caxias do sul Serra Gaúcha Blues Fotografia Jornalismo Memphis Juke Joint