23/07/2023 às 01:22 Projeto Solas

Projeto Solas: Daiane Vingla

104
3min de leitura

Faaala galera, tudo certo?! 🙂

Hoje, eu vou falar um pouquinho sobre esse projeto fotográfico que tanto me inspira e me completa como fotógrafo e artista. 

Pra quem não conhece, eu sou o Rodrigo, este é o meu site e eu adoro fotografar calçados femininos. Eu sempre gostei, é um dos meus hobbys! Bem, o #ProjetoSolas é um dos meus queridinhos. Ele consiste de uma proposta autoral que desenvolvo com mulheres de todas as idades, adolescentes e adultas, em que o objetivo é fotografar apenas as solas sujas dos calçados das mulheres. Sim, é uma ideia diferente, coisa maluquinha mesmo! Na fotografia das solas sujas dos calçados, eu busco a valorização dessa "sujeira", concebendo uma ponte entre o "caminho" diário que as mulheres percorrem nos dias atuais, entre casa, trabalho e lazer, nas ruas, nos carros e nos ônibus; com o árduo e tempestuoso "caminho" pelo qual as mulheres trilharam no passado e, ainda hoje, nos dias atuais, o fazem, em busca de mais direitos, respeito e igualdade.

Este último "caminho" ao qual cito, numa busca constante por reconhecimentos, é repleto de armadilhas e obstáculos sociais, políticos e culturais. Infelizmente, a sociedade na qual nos encontramos ainda se mostra reticente ao diálogo, possui preconceitos, é machista e patriarcal. Desta forma, o #ProjetoSolas surge como um balizador, enaltecendo, através da sujeira das solas dos calçados, toda uma luta diária e legítima das mulheres por igualdade e respeito, em todos os aspectos de interpretação! 💛

Eu sempre defenderei que as mulheres merecem muito respeito. Assim, o #ProjetoSolas se preocupa em ser bastante transparente. O objetivo central é a valorização das sujeiras que estarão nas solas dos calçados (quanto mais sujeira houver, melhor!), reinterpretando estas sujeiras - as quais tendem a transmitir um ideal negativo, simplesmente pelo próprio significado da palavra "sujeira". É um projeto duradouro em que sigo buscando significados contemporâneos através de um trabalho fotográfico autoral. É sobre procurar igualdade e autoria, e encontrá-las em locais tão comuns como as solas dos calçados, as quais sempre estarão sujas, um pouco mais, um pouco menos, independente das pessoas que utilizarem os calçados, não importando traços étnicos, financeiros ou socioculturais!

A participação das mulheres no #ProjetoSolas é totalmente gratuita. Qualquer mulher, em qualquer faixa etária, independente do calçado que estiver utilizando, poderá se inscrever e participar do projeto. As sessões fotográficas acontecem, geralmente, em locais públicos e à luz do sol, mas não é regra! Também creio que seja válido reforçar que o #ProjetoSolas não é um projeto comercial. Justamente ao contrário. Ele é um projeto fotográfico artístico e autoral. Portanto, não há cachê financeiro para quem participa, está bem?! 

E então, me conta, eu posso fotografar também as solas sujas dos seus calçados?! 🙂


Sobre a Daiane: Eu a conheci no meu dia a dia, há cerca de três meses. Eu não dirijo, nem possuo CNH, então, muitas vezes, recorro ao aplicativo ou ao transporte público. A Daiane trabalha com transporte por app. Eu peguei uma corrida e a conheci. Como é de costume para mim, puxei assunto sobre fotografia. Uma coisa levou à outra, apresentei-a ao projeto e ela curtiu a proposta, então marcamos para fotografar os seus calçados. Na sessão, dei-lhe um dos livros que mais gosto, Gênesis, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Tudo o que posso dizer sobre a Dai é o quanto eu a admiro, pois ela é mãe e é uma mulher muito batalhadora. Tens todo o meu respeito e amizade, Dai! E vamos fotografar novamente! 🙂


23 Jul 2023

Projeto Solas: Daiane Vingla

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Calçados Empoderamento Mulheres Projeto Solas Projetos Fotográficos Rodrigo Rossi Fotografia Valorização

Quem viu também curtiu

01 de Jan de 2025

'Yashica MF-3'

01 de Jan de 2025

'Kodak Rio 400'

01 de Jan de 2025

'Dinotopia'