O Conteúdo Geek é um local que se dedica à divulgação sobre cinema, literatura, seriados, videogames, animês, mangás e/ou músicas, entre outros temas das culturas nerd e geek. Trata-se de um espaço para a prática do jornalismo cultural. Àqueles que não sabem, eu sou graduado em Tecnologia da Fotografia e sou Bacharel em Jornalismo, e atualmente desempenhando ambas as profissões. Possuo experiências em rádio, televisão, jornalismo impresso e digital.
Os assuntos abordados no Conteúdo Geek possivelmente não conversarão a respeito da Fotografia, mas farão análises transculturais sobre eventos que marcaram época. Aliás, é o meu dever alertar: é bem possível que você encontre spoilers, ok?
Star Trek: The Next Generation (Jornada nas Estrelas: A Nova Geração) é um seriado de TV norte-americano que aborda uma das linhas do tempo da série de ficção científica Star Trek, criada por Gene Roddenberry. O seriado estreou nas telinhas em 28 de setembro de 1987, quando 27 milhões de expectadores assistiram ao episódio piloto de duas horas, nomeado Encounter at Farpoint. No total, Star Trek: The Next Generation possui sete temporadas, com 178 episódios. Na cronologia da franquia, A Nova Geração se encontra entre Star Trek: The Animated Series e Star Trek: Deep Space Nine. A série foi transmitida originalmente por sindicância, isto é, com datas e horários variando conforme a grade de programação de cada emissora de TV. Star Trek: The Next Generation apresenta ao fã da franquia uma nova nave estelar, a NCC-1701-D, a quinta nave a utilizar o nome Enterprise no universo Star Trek. A trama também introduz uma nova tripulação, comandada pelo capitão Jean-Luc Picard, interpretado por Patrick Stewart.
Entre 1987 e 1994, cinco produtores participaram da redação dos roteiros da série, dentre eles Gene Roddenberry. A função também esteve a cargo de Maurice Hurley, Rock Berman, Michael Piller e Jeri Taylor. Ambientado quase um século após os eventos da série original, A Nova Geração se passa no século XXIV. além de interpretar Jean-Luc Picard, Patrick Stewart é responsável pela clássica narração que antecede cada episódio: "Espaço. A fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Prosseguindo em sua missão de explorar novos mundos, procurar por novas formas de vida e novas civilizações, para audaciosamente ir onde ninguém jamais esteve". Fora do show-business, Star Trek: The Next Generation se transformou na "joia da coroa" da Paramount Pictures, com 18 prêmios Emmy Awards e dois Hugo Awards. A sétima temporada chegou a ser indicada ao Emmy de Melhor Série Dramática.
Na trama, a nave estelar USS Enterprise-D está sob julgamento do ser onipotente Q, que ameaça exterminar a humanidade inteira, alegando que o ser humano é uma espécie selvagem. Ciente da gravidade das acusações, Jean-Luc Picard e a tripulação são enviados à Estação de Longínqua, para solucionarem um mistério e provarem para Q o valor da humanidade. Tal como ocorre em toda a franquia Star Trek, os episódios mostram mundos alienígenas e novas espécies, assim como conflitos entre cardassianos e a Federação Unida dos Planetas. A série volta diversas vezes à chamada Zona Neutra, espaço vazio entre a Federação e o Império Romulano. Embora seja ambientada quase duas gerações após os episódios clássicos interpretados pelo capitão James T. Kirk, as mudanças socioculturais e sociopolíticas apresentam ao fã da franquia novas perspectivas. Uma das mais distintas é a aliança entre a Federação e o Império Klingon, realidade que permite a presença de Worf, interpretado pelo ator Michael Dorn, como oficial tático e chefe de operações na ponte da Enterprise-D.
Anunciado pela Paramount Pictures em 10 de outubro de 1986, Star Trek: The Next Generation teve de esperar até maio de 1987 para o anúncio oficial do elenco. O atraso aconteceu por que os atores William Shatner e Leonard Nimoy, que interpretaram os originais James T. Kirk e Spock, eram cotados para reestrelarem os papéis. No entanto, os valores pedidos como cachê soaram como fora da realidade financeira da empresa, que precisou rever os planos e optou por desenvolver uma nova tripulação, com atores até mesmo desconhecidos e baixos salários. Para sermos justos e contarmos um spoiler, ambos, Shatner e Nimoy, fazem aparições na série, mas em episódios específicos, como atores convidados que retornam aos papéis de Kirk e Spock.
Como curiosidade, em diversos episódios durante A Nova Geração, a tripulação da ponte é vista jogando Poker. O Rodrigo aqui também adora blefar, e tem fichas e baralho. Vamos?!
Financeiramente, a Paramount Pictures engordou os cofres com o seriado. A companhia utilizou a tática de "troca de favores", oferecendo o produto a custo zero para emissoras locais que, em troca, venderiam tempo de comerciais para a Paramount. Além disso, todas as emissoras independentes que aceitassem o acordo assinariam contratos para adquirir reprises da franquia. Como bônus comercial, quem assinasse também levava o direito de exibição da série original, com Shatner e Nimoy. Foi um sucesso absurdo! Em 1987, mais de 210 emissoras cobriam cerca de 90% do território norte-americano. A Paramount Pictures chegou a receber US$ 1 milhões somente em publicidade dentro de cada episódio. A partir da segunda temporada, cada episódio de aproximadamente 45 minutos rendeu US$ 90 milhões.
ATORES E SEUS PERSONAGENS:
- Patrick Stewart interpreta o capitão Jean-Luc Picard
- Michael Dorn aparece como o klingon que nunca sorri, o oficial tático e o chefe de operações Worf
- Jonathan Frakes é o primeiro-oficial William T. Riker
- LeVar Burton é o engenheiro-chefe cego George La Forge
- Denise Crosby incorpora a chefe de segurança Tasha Yar
- Gates McFadden aparece como a jovial oficial médica chefe, Beverly Crusher
- Marina Sirtis é a conselheira da nave, Deanna Troi
- Brent Spiner aparece como o oficial chefe de operações e androide Data
- Wil Wheaton é o jovem e inteligente alferes Wesley Crusher
- Diana Muldaur interpreta a oficial médica chefe na 2ª temporada, Katherine Pulaski
- Colm Meaney é o chefe de transportes Miles O'Brien
- Rosalind Chao dá vida à cientista botânica Keiko O'Brien
- Patti Yasutake aparece, a partir da 4ª temporada, como a enfermeira Alyssa Ogawa
- Whoopi Goldberg interpreta a bartender e conselheira de Picard, Guinan
- Michelle Forbes é a piloto bajoriana Ro Laren
- Dwight Schultz dá luz ao engenheiro medroso Reginald Barclay
- Majel Barret-Roddenberry é a betazóide apaixonada por Picard, o qual não demonstra prazer em estar em sua companhia, Lwaxana Troi
- John de Lancie dá vida ao sempre astuto e inflexível Q
Com base na avaliação de oito profissionais, Star Trek: The Next Generation alcançou somente 51% de pontuação no ranking do site Metacritic. Por outro lado, o seriado atingiu 8,2 nos votos dos fãs. Desde 2021, A Nova Geração está em exibição no catálogo da Netflix, com aprovação superior a 90%.