O Conteúdo Geek é um local que se dedica à divulgação sobre cinema, literatura, seriados, videogames, animês, mangás e/ou músicas, entre outros temas das culturas nerd e geek. Trata-se de um espaço para a prática do jornalismo cultural. Àqueles que não sabem, eu sou graduado em Tecnologia da Fotografia e sou Bacharel em Jornalismo, e atualmente desempenhando ambas as profissões. Possuo experiências em rádio, televisão, jornalismo impresso e digital.
Os assuntos abordados no Conteúdo Geek possivelmente não conversarão a respeito da Fotografia, mas farão análises transculturais sobre eventos que marcaram época. Aliás, é o meu dever alertar: é bem possível que você encontre spoilers, ok?
Uma das minisséries clássicas exibidas na televisão brasileira no início do século XXI, Dinotopia é uma obra com duração total de 4h10. Lembro-me da primeira vez que assisti a trama, à época no canal SBT. A história gira em torno de uma realidade paralela na qual humanos e dinossauros convivem em harmonia - mas apenas os herbívoros, certo?! Pois os 'carnossauros' são os cruéis, tanto quanto na franquia Jurassic Park! Com os anos de evolução às escondidas do mundo moderno, dinossauros chegaram a aprender o idioma humano e se comunicam entre si. De certa forma, uma fantasia digna de Doutor Dolittle.
A trama é assinada pelo autor e ilustrador norte-americano James Gurney. Ao lado do dramaturgo britânico Simon Moore, eles produziram Dinotopia em uma coprodução da Walt Disney Television e da Hallmark Entertainment. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, a minissérie estreou entre os dias 12 e 14 de maio de 2022, apresentada em três capítulos. No Brasil, Dinotopia foi ao ar em dois capítulos e, posteriormente, reprisada pelo SBT como minissérie em capítulo único.
A trama conecta os dois primeiros livros escritos por Gurney: Dinotopia e Dinotopia: The World Beneath. O enredo é relativamente simplista: o prólogo apresenta a queda de um avião de pequeno porte, dentro do qual estavam dois irmãos e seu pai. Após a queda, os irmãos se veem presos em um reino de dinossauros, e precisam se adequar à nova realidade, enfrentando desafios diários e confrontando traumas pessoais. Embora irmãos, eles têm personalidades distintas. O ator Wentworth Miller dá vida ao sensível e cuidadoso David Scott, enquanto Tyron Leitso interpreta um arrogante e egoísta Karl Scott. Jim Carter aparece como o prefeito Waldo Seville. David Thewlis tem atuação brilhante como Cyrus Crabb. Lee Evans empresta a própria voz para o bibliotecário Zippo.
Com trilha sonora de Trevor Jones, Dinotopia estreou sob aplausos nas emissoras ABC e Disney Channel. Atualmente, a minissérie não está disponível em qualquer plataforma, mas boatos constantes sugerem que poderia retornar futuramente ao catálogo da Disney Plus. Conforme a crítica especializada, Dinotopia obteve a incrível aprovação de 92%.