Faaala galera, tudo certo?! 🙂
Hoje, eu vou falar um pouquinho sobre esse projeto fotográfico que tanto me inspira e me completa como fotógrafo e artista.
Pra quem não conhece, eu sou o Rodrigo, este é o meu site e eu adoro fotografar calçados. Sempre gostei, é um dos meus hobbys! O #ProjetoSolas é um dos meus queridinhos. Ele consiste de uma proposta autoral que desenvolvo com mulheres de todas as idades, adolescentes e adultas, em que o objetivo é fotografar apenas as solas sujas dos calçados das mulheres. Através da valorização dessa "sujeira", eu busco criar uma ponte entre o "caminho" diário que as mulheres percorrem nos dias atuais, entre a casa, o trabalho, o lazer, pelas ruas, nos carros e nos ônibus; com o árduo e tempestuoso "caminho" no qual a mulheres trilharam e ainda o fazem nos dias atuais, em busca de mais direitos, respeito e igualdade.
Este último "caminho" a que cito, numa busca constante por reconhecimentos, é repleto de armadilhas e obstáculos sociais, políticos e culturais. Infelizmente, a sociedade na qual estamos inseridos ainda se mostra reticente ao diálogo, partilha de preconceitos, é machista e patriarcal. Assim, o #ProjetoSolas surge como uma ideia de balizar, enaltecendo, através da sujeira das solas dos calçados, toda uma luta diária e legítima das mulheres por igualdade e respeito, em todos os aspectos de interpretação! 💛
Sempre defenderei que as mulheres merecem respeito. Então, o #ProjetoSolas se preocupa em ser o mais transparente possível. O objetivo é a valorização das solas sujas dos calçados (e, quanto mais sujeira, melhor!), reinterpretando as sujeiras que estiverem nas solas, as quais tendem a passar uma ideia negativa, simplesmente pelo próprio significado da palavra "sujeira", buscando significados contemporâneos através de um trabalho fotográfico profissional. É sobre encontrar igualdade e autoria em lugares comuns como as solas dos calçados, as quais sempre estarão sujas, em maior ou menor grau, não importando quais pessoas usem aqueles calçados, nem tampouco traços étnicos, financeiros ou socioculturais!
A participação de mulheres no #ProjetoSolas é totalmente gratuita. Qualquer mulher, de qualquer idade, utilizando qualquer calçado, pode participar. As sessões fotográficas acontecem, preferencialmente, em locais públicos. Acima de tudo, vale lembrar que o respeito é fundamental, está certo?!
E então, me conta, eu posso fotografar também as solas sujas dos seus calçados?! 🙂
Sobre a Alice: Eu a conheci no congresso fotográfico Photo In Rio Conference 2023, que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), agora em julho. Ela é fotógrafa, cineasta, baiana e é um doce de pessoa. Como cenário para os cliques, escolhemos o largo em frente à Catedral Metropolitana de São Sebastião! 🙂