01/01/2025 às 23:22 Conteúdo Geek

'O Mar da Tranquilidade'

20
3min de leitura

Conteúdo Geek é um local que se dedica à divulgação sobre cinema, literatura, seriados, videogames, animês, mangás e/ou músicas, entre outros temas das culturas nerd geek. Trata-se de um espaço para a prática do jornalismo cultural. Àqueles que não sabem, eu sou graduado em Tecnologia da Fotografia e sou Bacharel em Jornalismo, e atualmente desempenhando ambas as profissões. Possuo experiências em rádio, televisão, jornalismo impresso e digital.

Os assuntos abordados no Conteúdo Geek possivelmente não conversarão a respeito da Fotografia, mas farão análises transculturais sobre eventos que marcaram época. Aliás, é o meu dever alertar: é bem possível que você encontre spoilers, ok?


O Mar da Tranquilidade é uma série sul-coreana que chegou à Netflix no dia 24 de dezembro de 2021. A produção sci-fi se desenrola ao redor de uma viagem tripulada a uma estação espacial abandonada, localizada em nossa lua. Os astronautas têm a missão de recuperar amostras deixadas para trás, mas não têm muitas informações. Para compensar, há mistérios e mortes não esclarecidas.

"Há muitos filmes de ficção científica por aí, mas fazer um na Coreia do Sul não é tão fácil. Mas com esse conceito brilhante de série, achei que poderia criar uma história de ficção científica no estilo coreano", afirmou Jung Woo-sung, produtor executivo da série e um dos atores mais conhecidos do país asiático. A aposta da Netflix, como se pode perceber, é de um seriado, que se desenvolve em 8 capítulos, totalizando exatamente 6 horas (ou 360 minutos).

SPOILER! A série sci-fi traz debates profundos sobre o futuro da humanidade, abordando temas sociais, ambientais, políticos e éticos. N'O Mar da Tranquilidade, o planeta Terra se transformou em um local com pouca água potável. As pessoas têm cartões com diferentes níveis de acesso a água, conforme o status social e profissional. As amostras que estão perdidas na lua têm relação com o futuro da humanidade, mas esse viés só nos é apresentado a partir da segunda metade do seriado.

PRODUÇÃO HOLLYWOODIANA

Para criar a estação espacial e a lua, os produtores de The Silent Sea usaram cinco estúdios, totalizando uma área total de 9 mil metros quadrados. "O mais difícil foi fazer parecer natural. Criar a superfície da lua foi um desafio. Não há nada lá, só pedras... Nós tínhamos um tempo limitado para as gravações, então eu sempre estava com uma vassoura nas mãos, para apagar as pegadas dos atores no cenário. Eu ia apagando tudo! (Risos), compartilhou Jung.

Embora um seriado de ficção científica, os produtores foram muito atenciosos aos detalhes. Conforme a atriz Bae Doo-na, intérprete da protagonista da série, a astro bióloga Song Ji-an, o traje pesava mais de oito quilos, sem o capacete, o qual era um item "um pouco sufocante". Por outro lado, os produtores colocaram os nomes dos personagens em cada detalhe dos trajes e dos demais itens que estão no seriado, criando uma perspectiva de família.

MARE TRANQUILLITATIS

Também conhecido como Mar da Tranquilidade, trata-se não somente do nome do seriado, mas de uma região real no solo lunar. Foi lá, em 20 de julho de 1969, que o módulo lunar Eagle, da Apollo 11, pousou na primeira missão espacial. O Mar da Tranquilidade real é uma região na face visível da lua, consolidada de lava basáltica. Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua, batizou a superfície de Base da Tranquilidade.

Em 1965, o Mar da Tranquilidade já havia sido visitado pela sonda Ranger, que se chocou na superfície lunar após enviar à NASA mais de 7 mil fotografias do satélite, capturadas em órbita.


01 Jan 2025

'O Mar da Tranquilidade'

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

conteúdo geek Jornalismo Nerd Netflix o mar da tranquilidade Rodrigo Rossi Fotografia

Quem viu também curtiu

01 de Jan de 2025

'Yashica MF-3'

01 de Jan de 2025

'Kodak Rio 400'

01 de Jan de 2025

'A Chegada'