Recentemente, no dia 8 de agosto, passei o dia inteiro ministrando palestras de fotografia para jovens-aprendizes estudantes do SENAC de Caxias do Sul (RS). Eu amo estar em sala de aula e palestrar, transmitir conhecimentos e também ter um retorno dos calouros, pois esse feedback é sempre muito especial! Ele vem acompanhado de um novo conhecimento, de atualizações e de novas realidades que estão na palma das mãos deles e que, devido à nossa idade (rsrs), muitas vezes passamos despercebidos. Afinal, ensinar é também estar em constante aprendizado!
Esta não foi a primeira vez que estive no SENAC palestrando. Na verdade, já estive outra vez, antes desta. Gosto muito do local, do ambiente e da Prof.ª Sharlene Barros, a qual considero amiga e que me abriu portas para palestrar aos jovens-aprendizes. As minhas palestras têm o tema central ocorrendo dentro dos parâmetros da Fotografia Autoral, um dos campos com os quais mais me identifico enquanto fotógrafo. Contudo, também exploramos aspectos distintos, como o Fotojornalismo, a Fotografia Documental e o dia a dia do cotidiano dos fotógrafos, suas emoções, suas fases, dificuldades, aprendizados e alegrias.
Por tudo o que eu pude entender, palestrei para cerca de 250 estudantes, com faixas etárias oscilando dos 15 até os 20 ou 21 anos. Como em todas as minhas palestras, levei aos alunos algumas das câmeras analógicas que compõem a minha coleção particular. Foi um dos momentos-chave das atividades, posso apostar! Em seguida, eles participaram de uma atividade prática nas dependências externas da instituição de ensino.
Foi muito gratificante, pra lá de especial, e eu quero muito retornar! Que em 2023 a Prof.ª Sharlene me chame de novo!