A categoria "Premiações" surge com o objetivo de mostrar fotografias pessoais que tiveram êxito em concursos fotográficos nacionais e internacionais. Existem três possibilidades de premiações. Os prêmios principais, como troféus ou medalhas, são destinados apenas aos três primeiros colocados. Os melhores ranqueados logo abaixo - geralmente até o 20º - são agraciados com a Menção Honrosa. Finalmente, o Certificado de Aceitação é entregue àquelas fotografias que têm potencial para comporem a exposição fotográfica aberta ao público. Costumeiramente são aceitas de 10% a 25% do total de fotografias inscritas em um pleito.
Comecei a participar de concursos fotográficos a nível de Brasil e também fora do país a partir de 2015, quando me tornei sócio do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul - #CFCX, que possui, por sua vez, associações com a Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto) e a Federação Internacional de Arte Fotográfica (FIAP).
Desta vez, o post será 'em conjunto', tudo bem?! Acontece que recentemente eu fui agraciado com dois Certificados de Aceitação no 1º Salão Fotográfico Nacional Trevo Photo Art Brasil, que ocorreu no município de Salvador (BA), no nordeste do país. Intitulados "Silhueta" e "Só", os trabalhos autorais propõem reflexões com o preto e o branco, por meio de tons monocromáticos.
A imagem da capa deste post é uma das fotografias vencedoras, e ilustra o meu colega Yuri, que participou de meu Trabalho de Conclusão de Curso, que também está disponível para visualização aqui no site. A outra fotografia mostra um sócio aleatório do #CFCX, caminhando lentamente por um corredor abandonado cheio de fuligem e sujeira em um prédio caindo aos pedaços. Aliás, eu preciso fazer essa confissão: amo fotografar prédios abandonados!
Abaixo, você confere os dois Certificados de Aceitação. Obrigado, Trevo!