A categoria "Premiações" surge com o objetivo de mostrar fotografias pessoais que tiveram êxito em concursos fotográficos nacionais e internacionais. Existem três possibilidades de premiações. Os prêmios principais, como troféus ou medalhas, são destinados apenas aos três primeiros colocados. Os melhores ranqueados logo abaixo - geralmente até o 20º - são agraciados com a Menção Honrosa. Finalmente, o Certificado de Aceitação é entregue àquelas fotografias que têm potencial para comporem a exposição fotográfica aberta ao público. Costumeiramente são aceitas de 10% a 25% do total de fotografias inscritas em um pleito.
Comecei a participar de concursos fotográficos a nível de Brasil e também fora do país a partir de 2015, quando me tornei sócio do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul - #CFCX, que possui, por sua vez, associações com a Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto) e a Federação Internacional de Arte Fotográfica (FIAP).
Devido aos horrores da pandemia do coronavírus, eu não participei de nenhum concurso fotográfico em 2020. Contudo, 2021 chegou e me quedei novamente a enviar originais para avaliação de júris. E, em uma destas ocasiões, fui agraciado com mais um Certificado de Aceitação pela fotografia "Arrependimentos", que foi inscrita no 5º Photo Nature Brazil, realizado em Jaú (SP), no interior paulista.
A fotografia foi capturada há vários anos, creio que em 2016 ou 2017. Eu estava em um trabalho acadêmico fotografando o interior da Igreja de São Pelegrino, em Caxias do Sul (RS), quando este senhor chegou, ajoelhou-se com certa dificuldade (o que eu considerei um ato de fé, pois teria sido bem mais fácil sentar-se) e se pôs a orar em solidão. Como eu havia recebido aval positivo da paróquia para fotografar tanto a estrutura como os fiéis, guardei a imagem para futuras utilizações.
Veja por si só: a imagem não traz certo apelo emocional?!