A categoria "Premiações" surge com o objetivo de mostrar fotografias pessoais que tiveram êxito em concursos fotográficos nacionais e internacionais. Existem três possibilidades de premiações. Os prêmios principais, como troféus ou medalhas, são destinados apenas aos três primeiros colocados. Os melhores ranqueados logo abaixo - geralmente até o 20º - são agraciados com a Menção Honrosa. Finalmente, o Certificado de Aceitação é entregue àquelas fotografias que têm potencial para comporem a exposição fotográfica aberta ao público. Costumeiramente são aceitas de 10% a 25% do total de fotografias inscritas em um pleito.
Comecei a participar de concursos fotográficos a nível de Brasil e também fora do país a partir de 2015, quando me tornei sócio do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul - #CFCX, que possui, por sua vez, associações com a Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto) e a Federação Internacional de Arte Fotográfica (FIAP).
Encerrei as participações em concursos fotográficos de 2018 com chave de ouro! Naquele ano, inscrevi quatro imagens no 1º Salão Internacional do Santuário Santo Imam Hussein, localizado na cidade de Karbala, ao sul de Bagdá, no Iraque. SIM, DE NOVO EU CRUZEI O OCEANO! E tive a minha segunda fotografia ranqueada para participar de uma exposição fotográfica coletiva. Intitulada "O Reciclador", a imagem obteve a distinção do Certificado de Aceitação iraquiano. Que demais!
A história da fotografia é, para dizer o mínimo, comovente. Ela foi capturada em 2013, durante um trabalho que fiz junto a recicladores de lixo em Caxias do Sul (RS). Na ocasião, eu acompanhei por cerca de 3 meses uma série de populares que trabalhavam e ganhavam o sustento através da reciclagem de lixo seletivo, em uma cooperativa. O senhor que aparece na fotografia é uma espécie de 'porteiro' do espaço. Dizem que ele foi 'adotado' pelos recicladores após ter tido problemas com entorpecentes, e ter sobrevivido a uma tentativa de homicídio.
Sempre gostei bastante de retratos das pessoas. Quando o vi, logo pensei que eu poderia ter um bom retrato. Solicitei permissão, e tudo o que ele me pediu foi que aguardasse para que ele pudesse sentar ao lado do fogo e ascender um cigarro.
Um baita homem, com uma baita história!