A categoria "Premiações" surge com o objetivo de mostrar fotografias pessoais que tiveram êxito em concursos fotográficos nacionais e internacionais. Existem três possibilidades de premiações. Os prêmios principais, como troféus ou medalhas, são destinados apenas aos três primeiros colocados. Os melhores ranqueados logo abaixo - geralmente até o 20º - são agraciados com a Menção Honrosa. Finalmente, o Certificado de Aceitação é entregue àquelas fotografias que têm potencial para comporem a exposição fotográfica aberta ao público. Costumeiramente são aceitas de 10% a 25% do total de fotografias inscritas em um pleito.
Comecei a participar de concursos fotográficos a nível de Brasil e também fora do país a partir de 2015, quando me filiei ao Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul - #CFCX, que possui, por sua vez, associações com a Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto) e a Federação Internacional de Arte Fotográfica (FIAP).
Em 2016, participei da 29ª Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Preto e Branco, que ocorreu na cidade de Ribeirão Preto, no interior paulista. A fotografia intitulada "A Cascata e o Menino" recebeu o Certificado de Aceitação do júri técnico e integrou a exposição.
A história dessa imagem é bem engraçada. Ela foi capturada naquele mesmo ano, durante uma viagem com amigos até a Cascata das Andorinhas, um local totalmente ermo, fechado pela mata virgem que há ao redor. A atração é bastante frequentada por turistas e amantes da natureza, mas não há qualquer facilidade para chegar até a queda d'água. Apenas uma trilha de cerca de 2 km, com mato fechado, e um rio para atravessarmos. SIM, HÁ UM RIO! Sem nenhuma ponte ou estrutura de apoio. Eu, com 1m82cm de altura, fiquei com a água na altura da cintura. Parece uma 'aventura legal', não é mesmo?
Pois bem. Chegando à cascata, todo o esforço vale a pena. O lugar é lindo, com muita natureza exuberante. As pessoas passavam costumeiramente na frente da câmera, ignorando a nós, fotógrafos. Em uma das situações, um menino passou correndo no instante em que estava fotografando a queda d'água. E é isso! Ele passou pela câmera no instante exato para que seu corpo inteiro ficasse dentro do enquadramento da imagem final.
Ah... esse lugar lindo fica no município de Rolante (RS), está bem?